As pessoas acreditam erroneamente que os cigarros eletrônicos são alternativas mais seguras aos cigarros tradicionais, mas isso não é verdade.
Pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Radiológica Americana em Chicago esta semana mostrou que o uso de cigarros eletrônicos tem um efeito imediato sobre o funcionamento dos vasos sanguíneos do usuário, mesmo que o cigarro eletrônico não contenha nicotina. A pesquisa mostrou também uma queda na saturação venosa de oxigênio, o que pode significar que os pulmões da pessoa estavam absorvendo menos oxigênio durante as trocas gasosas. Os cientistas dizem que esses resultados podem significar que o uso regular de cigarros eletrônicos pode levar a doenças vasculares no futuro.
Embora a fumaça dos cigarros eletrônicos não tenha os mesmos contaminantes causadores de câncer que a fumaça do tabaco, as pessoas ainda respiram produtos químicos quando vaporizam, e este estudo mostra que isso tem um efeito no corpo. O vapor contém mais do que apenas água; dependendo do dispositivo, ele também pode incluir substâncias como chumbo, níquel, formaldeído, propilenoglicol e glicerina.
Cada vez que alguém inalava um cigarro eletrônico, ocorria uma diminuição significativa na velocidade do fluxo de sangue na artéria femoral, que corre ao longo da coxa e fornece sangue oxigenado para toda a parte inferior do corpo. Comparado com os não fumantes e fumantes de cigarro, as pessoas que usaram cigarros eletrônicos com nicotina tiveram a redução mais significativa na função vascular. Uma função vascular ruim pode levar a problemas como coágulos sanguíneos, pressão alta e derrame.
Alguns médicos costumavam recomendar cigarros eletrônicos para ajudar as pessoas a parar de fumar, e os fabricantes levaram esse argumento ao FDA, mas estudos mostraram que os cigarros eletrônicos não ajudam as pessoas a parar.
O cigarro eletrônico expõe as pessoas a muito mais do que vapor de água inofensivo.
Mantenha-se informado sobre as principais novidades e dicas relacionadas à saúde respiratória e alergias infantis. Acompanhe mais conteúdos no nosso Instagram, explore nossas informações no Linktree, visite o nosso Site e confira artigos no Blog.
Cuide da saúde do seu filho com especialistas! Agende uma consulta AQUI.