Gripe Aviária: Como e qual o risco das pessoas pegarem?
Gripe Aviária: Como e qual o risco das pessoas pegarem?

À medida que as infecções por gripe aviária aumentam em gado leiteiro e galinhas, os casos humanos também estão aumentando. O primeiro caso humano grave nos EUA foi relatado esta semana, e a Califórnia declarou estado de emergência devido à disseminação contínua do vírus naquele estado.

Muitas pessoas podem estar se perguntando se podem estar em risco com esse vírus recém-chegado. Mas especialistas observam que as infecções por gripe aviária em pessoas ainda são raras.

Como o nome sugere, os vírus da gripe aviária preferem infectar pássaros. Como qualquer vírus, eles precisam entrar dentro das células do trato respiratório. No caso da gripe aviária, os vírus invadem as células ao se prenderem a ácidos siálicos, carboidratos que se projetam de suas superfícies. O H5N1, o vírus da gripe aviária por trás do surto em andamento nos EUA, realmente demonstrou apenas afinidade pelos tipos de ácido siálico que são mais abundantes no trato respiratório das aves.

Mas, como o COVID, o vírus da gripe aviária também pode sofrer mutações rapidamente. Desde 2022, o H5N1 tem infectado uma variedade crescente de mamíferos, incluindo gado leiteiro. Isso deixou os cientistas em alerta porque quanto mais ele circula em animais, mais “inteligente” ele fica para encontrar novos hospedeiros.

Um novo estudo mostrou que apenas uma pequena mudança no material genético do vírus permitiria que ele se ligasse aos tipos de ácidos siálicos mais comuns no nariz e nos pulmões das pessoas. Mas é quase impossível prever quando isso pode acontecer — ou se isso vai acontecer.

A gripe aviária foi associada a doenças humanas graves e morte em outros países, mas nenhuma transmissão de pessoa para pessoa foi detectada. O caso da Califórnia não altera a avaliação geral sobre o risco imediato à saúde pública da H5N1, que continua baixa. Estamos atentos!


Mantenha-se informado sobre as principais novidades e dicas relacionadas à saúde respiratória e alergias infantis. Acompanhe mais conteúdos no nosso Instagram, explore nossas informações no Linktree, visite o nosso Site e confira artigos no Blog.

Cuide da saúde do seu filho com especialistas! Agende uma consulta AQUI.

Outros itens recomendados