17 de novembro de 2025.
Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2502984.
Um novo estudo internacional mostrou que uma injeção única de um anticorpo experimental, o clesrovimabe, pode proteger bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR) — uma das principais causas de bronquiolite e pneumonia no primeiro ano de vida.
O estudo incluiu 3.614 lactentes saudáveis, prematuros e a termo, prestes a iniciar a primeira temporada de VSR. Ao longo de 150 dias após a aplicação (cerca de cinco meses), o clesrovimabe reduziu em 60,4% os casos de infecção respiratória inferior associada ao VSR que exigiram atendimento médico Ainda mais importante para as famílias e sistemas de saúde, o anticorpo diminuiu em 84,2% as hospitalizações relacionadas ao VSR. Não foram observados efeitos colaterais graves.
O clesrovimabe, ainda não disponível no Brasil, é o terceiro anticorpo monoclonal disponível para o tratamento do vírus respiratório sincicial (VSR), impedindo que o vírus entre nas células. Não é vacina! A proteção é conferida diretamente pelo medicamento e pode complementar outras estratégias de prevenção. Sua disponibilidade depende de avaliações regulatórias adicionais. No Brasil já dispomos do Niversumabe e do Palivizumabe, ambos igualmente eficazes na prevenção de infecções pelo VRS.
Mantenha-se informado sobre as principais novidades e dicas relacionadas à saúde respiratória e alergias infantis. Acompanhe mais conteúdos no nosso: Instagram • Notícias • Site • Blog
Cuide da saúde do seu filho com especialistas! Agende uma consulta AQUI.

