Os casos de coqueluche estão aumentando

Desde 2023 os casos de coqueluche vêm aumentando. Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) mostram que há cinco vezes mais casos este ano do que no mesmo período do ano passado.

A coqueluche, também conhecida como Pertussis, é uma doença respiratória comum no Brasil. Pode ser difícil identificá-la porque seus sintomas são muito semelhantes aos de outras bactérias e vírus respiratórios, que geralmente circulam ao mesmo tempo que a coqueluche.

A infecção geralmente começa com coriza, febre baixa e tosse com coceira. Uma ou duas semanas depois, ela passa para um novo estágio, levando a uma tosse intensa de difícil controle. Essas crises de tosse podem ser tão graves que fazem os pacientes vomitarem, e geralmente são acompanhadas por um som agudo quando a pessoa tenta recuperar o fôlego.

Antibióticos podem tratar a infecção, mas somente se ela for detectada nas primeiras semanas, antes da chegada da tosse exaustiva e dolorosa. Então, o único tratamento é o tratamento de conforto com bastante repouso e líquidos enquanto a infecção segue seu curso. Antitussígenos podem ser receitados em situações especiais.

Embora a tosse intensa, também chamada de “tosse paroxística”, pode ser grave em qualquer idade, crianças menores de 1 ano são particularmente sensíveis porque seus sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento. Isso é especialmente verdadeiro para bebês e crianças pequenas que não tomaram todas as vacinas recomendadas.

Alguns bebês não desenvolvem tosse e, em vez disso, têm dificuldade para respirar. Bebês que não foram totalmente vacinados têm maior probabilidade de desenvolver complicações graves, como pneumonia e, em casos raros, sintomas neurológicos.

A tosse paroxística espalha pelo ar a bactéria que causa a Coqueluche, chamada de Bordetella pertussis. A infecção é mais comumente transmitida em ambientes fechados como salas de aula, creches e hospitais. Muitas pessoas podem transmitir a coqueluche até duas semanas após o início da tosse. É assim que muitas crianças são infectadas por irmãos mais velhos, pais ou outros cuidadores que podem não saber que estão infectados.

A melhor maneira de prevenir ou minimizar os sintomas da coqueluche é vacinar você e seu filho. Recomenda-se que as crianças tomem a vacina DTP, tríplice bacteriana contida na pentavalente.  Adolescentes e adultos devem tomar a um reforço da tríplice acelular DTPa.

Outros itens recomendados