Um novo estudo revelou que chuveiros e escovas de dentes abrigam centenas de vírus, conhecidos como bacteriófagos, que são inofensivos para os seres humanos, mas cruciais para combater bactérias.
Os ambientes quentes e úmidos do seu chuveiro e escova de dentes são o ambiente perfeito para a reprodução de micróbios. Um novo estudo identificou centenas de vírus que vivem lá, mostrando a vasta biodiversidade encontrada em uma casa comum.
Esses vírus, no entanto, não são do tipo que lhe dará um resfriado comum ou gripe ou sintomas como os da COVID. Chamados de bacteriófagos, ou fagos. Eles são o inimigo natural das bactérias. Cada pequeno fago evoluiu para caçar, atacar e devorar uma bactéria específica.
“O número de vírus que encontramos é inacreditável”, disse Erica Hartmann, professora da Universidade Northwestern que liderou o estudo. “Encontramos muitos vírus sobre os quais sabemos muito pouco e muitos outros que nunca vimos antes. É incrível quanta biodiversidade inexplorada está ao nosso redor.”
Pesquisadores da universidade estudaram amostras de 34 escovas de dente e 92 chuveiros para chegar às suas conclusões. No total foram identificados 614 vírus diferentes nas amostras, embora provavelmente houvesse muitos mais presentes.
Nos chuveiros, muitos dos micróbios se originaram de fontes de água, enquanto aqueles nas escovas de dente vieram de uma mistura da boca humana e do ambiente ao redor.
Embora a ideia de que nossas casas estejam abrigando tantas criaturas minúsculas possa parecer perturbadora, devemos aprender a apreciar nossos pequenos hóspedes. Micróbios estão em todos os lugares o tempo todo… Não seríamos capazes de digerir nossa comida ou evitar infecções se não tivéssemos nossos micróbios. Por mais que possamos reagir inicialmente com um pequeno fator nojento, acho que é realmente importante abordar o mundo microbiano com um senso de admiração e curiosidade de que essas são, na verdade, coisas que fazem uma quantidade enorme de bem e potencialmente abrigam um enorme potencial para a biotecnologia.