Sociedade Brasileira de Pediatria emite alerta sobre intoxicação por metanol

O metanol é um álcool simples, incolor, volátil, com odor muito próximo ao do etanol. Geralmente é usado na indústria como solvente, combustível, anticongelante, na fabricação de plásticos, tintas e formaldeído. No ambiente industrial, a inalação de altas concentrações de vapor de metanol e a absorção do mesmo pela pele causam intoxicação da mesma forma que a sua ingestão. Diferentemente do etanol, o metanol NÃO PODE SER INGERIDO: é altamente tóxico mesmo em pequenas quantidades.

Normalmente, intoxicações por metanol no Brasil estavam associadas à ingestão de álcool combustível por populações vulneráveis. Nas últimas semanas  estão sendo notificados inúmeros casos suspeitos de intoxicação por bebida contendo metanol, inclusive com óbito. Denominada de kit ou kit da balada a associação de vodca, ou outro destilado, com energético é frequentemente usada por adolescentes em festas com amigos ou mesmo em comemorações com familiares. A suspeita levantada é que essas bebidas foram adulteradas com metanol provavelmente importado ilegalmente. Importante destacar que o metanol não altera o paladar da bebida.

Salientamos que a venda ou uso de bebida alcoólica é proibida para menores de 18 anos, mas seu consumo não pode ser menosprezado em adolescentes

Outros itens recomendados