Uso de antibióticos em recém-nascidos pode triplicar risco de alergias alimentares na infância
antibióticos em recém-nascidos

Um novo estudo realizado em Israel revelou uma importante ligação entre o uso precoce de antibióticos em recém-nascidos e o aumento de alergias alimentares durante a infância. Publicada no European Journal of Pediatrics, a pesquisa analisou dados de 2.780 bebês com menos de 60 dias de vida que foram internados por febre entre 2011 e 2018.

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: aqueles que receberam antibióticos sistêmicos e aqueles que não receberam. Ao acompanhar essas crianças até os 6 anos de idade, foi constatado que 2,5% das que tomaram antibióticos desenvolveram alergias alimentares, em comparação com apenas 1,3% no grupo sem antibióticos.

Análise estatísticas mostraram que o uso de antibióticos nos primeiros 2 meses de vida aumentou quase três vezes o risco de alergia alimentar. O risco foi especialmente elevado nos primeiros dois anos de vida.

Os autores do estudo alertam sobre a necessidade de prescrever antibióticos em recém-nascidos apenas quando estritamente necessário, contribuindo para a prevenção de doenças alérgicas futuras.


Mantenha-se informado sobre as principais novidades e dicas relacionadas à saúde respiratória e alergias infantis.

Acompanhe mais conteúdos no nosso:
Instagram • NotíciasSite • Blog

Cuide da saúde do seu filho com especialistas! Agende uma consulta AQUI.

Outros itens recomendados