Uso precoce de cannabis está ligado a danos psicológicos e sociais em adolescentes
Uso precoce de cannabis está ligado a danos psicológicos e sociais em adolescentes

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2024.11.249.

Estudo realizado com mais de 3.400 estudantes do ensino médio na Noruega revelou que o uso de cannabis entre adolescentes está frequentemente associado a diversos tipos de danos à saúde mental, às relações interpessoais e ao desempenho escolar.

Cerca de 20% dos jovens entrevistados relataram já ter usado cannabis, e, entre esses, 65% disseram ter sofrido algum tipo de prejuízo associado ao uso da substância. Os efeitos mais comuns foram sentimentos de vergonha (44%) e reações psicoativas negativas (42%), como ansiedade ou paranoia. Também foram frequentes relatos de problemas nos relacionamentos (21%), relações sexuais não protegidas ou indesejadas (17%), e dificuldades na escola (17%).

O estudo destacou que quanto mais cedo o jovem começa a usar cannabis, maior o número de danos relatados. Além disso, o uso simultâneo de cannabis e álcool foi outro fator que aumentou significativamente os riscos. Curiosamente, a frequência do uso por si só não foi o principal determinante dos danos – mas sim o momento e o contexto em que a substância é consumida.

Esses achados reforçam a importância de políticas de prevenção ao uso precoce e ao uso combinado de substâncias, além da necessidade de abordar não apenas o consumo, mas também seus efeitos sociais e emocionais na adolescência.


Mantenha-se informado sobre as principais novidades e dicas relacionadas à saúde respiratória e alergias infantis. Acompanhe mais conteúdos no nosso:
Instagram • NotíciasSite • Blog

Cuide da saúde do seu filho com especialistas! Agende uma consulta AQUI.

Outros itens recomendados